terça-feira, 8 de dezembro de 2009

TP 6 - Lição nº 2


Avançando na prática da pág. 141 - Uso de Gírias

Nesse avançando está pedindo para ler as entrevistas sobre o uso de gírias no cotidiano e conversar com os alunos se usam gírias, como e quando . Reunir os grupos para iniciar os trabalhos e depois apresentar.

Conversamos na turma da 6ª série sobre o assunto, li o texto “ Outros modos de palavras” da pág. 138 deste TP e depois pedi que observassem os diferentes tipos de gírias utilizadas por eles e demais colegas. Na aula seguinte apresentei uma carta que um aluno da outra turma tinha recebido por conta do intercâmbio que a escola havia realizado, lendo a carta para a turma ficou constatado que a comunicação ficou falha devido ao uso exagerado de gírias. Começamos novamente a conversar sobre o assunto e alguns alunos anotaram determinadas gírias utilizadas “maluco” “o cara” “mico” “ sei não “ “tinindo” “treva” “fraco” e etc. Solicitei após o bate papo que escrevessem algumas frases utilizando a gíria que usava. A seguir apresentaram para a turma em forma de cartazes e depois reescrevaram as frases para que houvesse uma comunicação clara daquilo que queriam se expressar . Esse trabalho foi prazeroso e motivador .
TP 6 - Lição nº 1


Avançando na prática pág- 39

Utilize um ou vários textos publicitários para motivar a atividade de escrita. Depois divida a classe em grupos de seis alunos para que todos possam participar. Em seguida oriente a interpretação , fazendo algumas perguntas e após esses passos pedir que escrevam um texto argumentativo. Nesta aula pedi aos meus alunos da 5ª série da E.M.Engº Elias Faraht que procurassem nas revistas, que foram levadas para a sala de aula, várias figuras que eles achavam que eram de propagandas . Pedi que escolhessem figuras mais ligadas à saúde das pessoas. E eles em grupo de 3 alunos assim o fizeram. Depois de vários comentários , explicações e trocas em sala de aula , eles conseguiram criar um tema e expor suas ideias, argumentos para aquela propaganda escolhida. Cada grupo organizava 5 argumentos e apresentava a outros grupos. Os melhores cartazes de alguns grupos foram expostos no mural da escola.

terça-feira, 7 de julho de 2009

TP 5 - Lição 2

Avançando na pratica da pág. 162 É proposto criar uma história a partir de um tema. E o tema escolhido pelos alunos da 6ª série foi "Boas Ações" . Distribuí cartelas, para todos os alunos, contendo as seguintes perguntas de acordo com a atividade proposta. 1- O que aconteceu? 2-Onde aconteceu? 3-Quando aconteceu? 4- Quem foram os envolvidos? 5- Qual foi o desfecho da história? Os alunos colocaram suas respostas para cada pergunta. A seguir devolveram as 5 tiras preenchidas e colocaram dentro de sacos diferentes.. Misturei aquelas tiras com as respostas diferenciadas de todos . Pedi que, um por um, retirasse de dentro dos sacos uma resposta. Foram automaticamente colocando em ordem de numeração. Em seguida pedi que escrevessem uma história que tenha sentido. No início se assustaram um pouco, mas após explicar sobre o mecanismo de coesão que deveriam se preocupar para fazer sentido aquela história, eles entenderam e começaram a construir os textos. Algumas leituras foram feitas em voz alta. Combinamos de apresentar os textos no momento da "Mostras de Textos" que acontecerá em breve na escola.
A aluna Lidiana Conceição, da foto abaixo, construiu o seguinte texto:

TP 5 - Lição 2



TP 5 - Lição 1

Avançando na prática -pág. 24
Atividade realizada na turma da 5ª série. Nesta atividade era para levar pra sala de aula figuras que apresentassem diferentes estilos. Também estimulei comentários sobre o estilo de cada um e sobre o material apresentado. Esse fato gerou um longo bate papo, devido a diversidade de estilos apresentada na sala de aula. Lemos o texto de José Roberto de Torero e comentamos. Imitaram alguns personagens . A seguir copiaram o texto "Trem de ferro"e "O trem do Manuel " de Almir correia. Fizemos um jogral e todos participaram. A turma foi dividida em 2 grupos. A intenção foi a percepção do ritmo. Pude apresentar e comentar sobre estrofes, versos , significado de algumas palavras e a linguagem coloquial usada em um dos textos. Ao final eles produziram suas próprias poesias . Algumas duplas produziram RAP . As produções dos alunos serão apresentadas num evento que se realizará na escola em breve. "Mostras de produções". Foi bastante proveitosa a aula nesse dia.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Encontro do Gestar




TP 4 Lição 2

Avançando na Prática pág.131. Apresentei desordenadamente o texto "Nossas Cidades" em tiras com 6 pedaços . Inclui para que os alunos tirassem suas dúvidas o verbete. Leram as tiras várias vezes para compreenderem o texto. Conversamos sobre diferentes cidades , inclusive a deles. Também conversamos muito sobre os malefícios e os benefícios que existem nas grandes cidades como Rio e São Paulo. Tiveram muitas dúvidas em ordenar esse texto. Acredito , pois apesar de ser turma de 6ª série , o assunto do texto é complexo. Quando eles conseguiram ordenar, puderam perceber a importância dos parágrafos em um texto. Trabalhamos os assuntos de cada parágrafo. A noção de parágrafo mudou e estão escrevendo melhor. Essa foi mais uma atividade desenvolvida com sucesso pelos alunos da 6ª série da E.M.Engº Elias Faraht.